Conheça o software que otimiza o atendimento ao cliente, aumenta o lucro da empresa e fideliza os consumidores

Customer Relationship Management (CRM), que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software capaz de gerenciar o vínculo entre a empresa e o comprador. O objetivo é elevar a satisfação do cliente e, consequentemente, aumentar as chances de fidelizá-lo à marca.

Crédito da imagem: Rupixen

Como um grande aliado do marketing, o CRM auxilia na geração de negócio da empresa. Ou seja, organiza processos, ajuda a reduzir custos e aumenta o lucro de venda. Tudo isso devido à uma boa gestão de relacionamento com o cliente, que compreende as necessidades do mercado e principalmente de cada consumidor.

Entenda por que é importante usar CRM em sua empresa a seguir!

O que é CRM e como funciona

Imagine os pais de uma criança que a conhecem perfeitamente – seus gostos, suas manias, seus desejos, suas dificuldades. Com essas informações, os responsáveis são capazes de identificar a necessidade da criança em cada momento. É mais ou menos dessa forma que funciona a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

No geral, a plataforma de CRM preserva informações importantes de cada cliente, como os itens básicos de cadastro – nome, faixa-etária, onde mora, nível financeiro – e informações mais detalhadas – últimas compras, que tipo de produto mais atrai, quais são as principais buscas, dentre outras coisas.

Maior produtividade e visão de negócio

O CRM é um importante facilitador para qualquer negócio, isso porque otimiza o tempo de trabalho e simplifica o processo de busca de informações sobre um determinado cliente e suas necessidades. Imagina poder ter sua equipe de colaboradores com mais disponibilidade para pensar em novos produtos e melhorias para a marca, ao invés de ficar muito tempo empenhada em conhecer o consumidor?! Isso aumenta a produtividade e auxilia no crescimento do negócio.

A partir de recursos para centralização de informações, o CRM pode ser consultado a qualquer hora do dia, por qualquer colaborador, principalmente pela equipe de marketing. Dados do tipo “o que comprou pela última vez” e “quais produtos foram pesquisados recentemente” tornam a visão de negócio mais ampla e acentuam a construção de relacionamento com o cliente.

Acompanhamento das oportunidades de venda

De acordo com a Rock Content, empresa especializada em marketing de conteúdo, 80% dos clientes só efetuam uma compra que estavam desejando após cerca de 5 follow-ups, ou seja, buscas pelo produto. Esse acompanhamento de oportunidades pode gerar um desconforto para os vendedores, porque na maioria das vezes o cliente não aceita muito bem os contatos feitos pela empresa com o intuito de efetivar a venda de um produto.

Com o CRM, esse follow-up pode ser feito de uma maneira mais orgânica, sem pressão para o cliente ou para o vendedor. E ainda gera menos riscos de fracasso, pois sabendo exatamente o que o cliente busca, fica mais fácil oferecer um produto personalizado ou específico para suas necessidades.

Aumento de vendas e fortalecimento da marca

O propósito principal para utilizar CRM é exatamente a construção de relacionamento com o cliente e a geração de negócio para a empresa. Saber exatamente o que o consumidor busca aumenta as chances dele efetivar a compra, o que consequentemente aumenta as vendas. Além de fortalecer a reputação da marca, pois foi capaz de resolver o problema ou sanar o desejo do cliente.

A Amazon é o maior case de sucesso no assunto. O fundador da empresa, Jeff Bezos, soube fazer isso perfeitamente. A partir de uma sólida gestão de relacionamento com o cliente, foi capaz de ir além das necessidades do mercado, priorizando cada comprador em específico.

A cada compra ou busca efetuada na Amazon, a plataforma compreende melhor o que determinada pessoa quer. A partir dessas informações, o site oferece boas opções para auxiliar na melhor escolha, além de oferecer produtos que provavelmente serão aprovados, devido à base de conhecimento que possui a respeito de seus gostos e desejos. De acordo com a Forbes, atualmente Bezos é o homem mais rico do mundo e possui uma fortuna de quase R$1 trilhão.

Busque empresas especializadas

CRM é uma das melhores opções para aumentar a geração de negócio da empresa, porém existem diversos tipos no mercado e é importante saber escolher a melhor opção para sua marca. A Magnet Customer, especialista no ramo, é responsável por construir o relacionamento com os clientes e gerar negócios para a empresa contratante.

A partir de um marketing de relacionamento integrado ao atendimento ao cliente, permite aumentar a visão da empresa e suas oportunidades no mercado. Com isso, torna-se capaz de entregar a melhor experiência pós-compra, aumentar o ticket médio por cliente e a rentabilidade.

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