O Machine Learning e o Deep Learning têm ajudado, nos últimos anos, marcas a incrementarem o seu atendimento, facilitando a construção de relacionamento com cliente. A partir do processamento de informações, essas fundamentais tecnologias da Inteligência Artificial também contribuem para a geração de negócio para empresa e para o direcionamento do seu marketing.
Isso porque, eles geram insights para criação de soluções para os seus clientes. Ou seja, a sua marca conquista maior competitividade ao usar essas duas partes centrais da Inteligência Artificial. Apesar de diferentes, ambas tecnologias têm o mesmo propósito: aproximar o raciocínio dos humanos às máquinas.
O que é o Machine Learning?
O Machine Learning, basicamente, possibilita a existência da Inteligência Artificial. Essa tecnologia emprega o mesmo conceito dos algoritmos que atuam para formular uma série de regras, feitas a partir de uma sequência lógica. Os algoritmos servem para indicar o caminho que deve ser seguido para a resolução de um determinado problema.
É dessa maneira que ele consegue organizar dados e detectar padrões, tornando computadores capazes de realizar e aprender com as suas tarefas. Com isso, é possível produzir soluções inteligentes de modo autônomo e contínuo.
À medida que o Machine Learning recebe novos dados, ele aproveita experiências anteriores para aprimorar o seu entendimento, adaptando-se à mais situações. Consequentemente, essa tecnologia da Inteligência Artificial consegue, com o tempo, resolver mais problemas e melhorar a sua precisão.
Ele não precisa ser especificamente programado. Contudo, o aprendizado dessa tecnologia não é completamente automatizado, o programador ainda precisa oferecer alguma orientação. Além disso, se o algoritmo fornecer alguma previsão incorreta, é preciso uma intervenção humana.
O que é o Deep Learning?
O Deep Learning está relacionado ao Machine Learning, porém ele faz uso de algoritmos mais sofisticados, chamados de rede neural artificial. O princípio dessa tecnologia busca imitar a forma como o cérebro humano entende e gera resultados, a partir de novos dados.
Essa relação é feita, pois o seu objetivo é aproximar-se da capacidade de processamento de informações de neurônios. Por isso, essa outra parte da Inteligência Artificial trabalha em camadas, que são organizadas de maneira hierárquica.
Assim, ele tem uma maior capacidade de realizar análises profundas e complexas, em comparação ao Machine Learning. Da mesma maneira que os neurônios, os algoritmos do Deep Learning são alimentados por um enorme número de informações, sem a necessidade da interferência humana, ao contrário do Machine Learning.
Diferenças entre o Machine Learning e o Deep Learning
O Deep Learning foi desenvolvido a partir de 2010, podendo ser considerado a evolução do Machine Learning, criado nos anos 80. Por conta disso, a independência e a capacidade de gerar resultados do Deep Learning são maiores que a do Machine Learning.
Entretanto, o Machine Learning não deve ser deixado de lado ou ignorado, uma vez que essa ainda é uma tecnologia útil para o processamento de dados menores e para a realização de processos menos complexos. Sem contar que, o Machine Learning pode ser usado em conjunto com o Deep Learning.
Com isso, as informações irão auxiliar no marketing, no atendimento ao cliente e, também, contribuir na geração de negócio para empresa. Sendo assim, as duas principais tecnologias da inteligência artificial podem contribuir na melhora do desempenho da sua empresa em vários setores.