Você sabe a diferença entre cliente e consumidor? E a melhor forma de estabelecer o relacionamento com cliente e efetivar a jornada de venda? Na busca por manter clientes fiéis, alguns negócios cometem erros que os colocam distante de suas metas.
Para que você não faça parte desse grupo, a Plataforma de CRM preparou esse post com dicas essenciais para a sua empresa. Assim, você conseguirá fazer seus clientes voltarem às compras!
Diferença entre cliente e consumidor
O primeiro grande deslize no mundo dos negócios é desconhecer a diferença entre cliente e consumidor. Comumente usamos essas palavras de forma indiscriminada como sinônimos. Contudo, no mundo das vendas, é preciso saber as peculiaridades de cada uma para gerar um bom relacionamento com cliente.
Imagine a seguinte situação: você acabou de realizar uma venda para uma pessoa que nunca consumiu seus serviços anteriormente e só comprou com você por conta do preço. Você a chamaria de cliente ou consumidor?
Até esse momento ela é uma consumidora, pois não houve interesse na empresa, apenas na função, preço do produto e melhor oferta de mercado. Além disso, ela pode consumir seu produto apenas uma vez, sem voltar a fazer negócios com a sua marca no futuro.
O cliente, por sua vez, é aquela pessoa que já confia na marca e contrata seus serviços porque se identifica com sua empresa e ainda pode indicá-la aos conhecidos. Nesse caso, a empresa não fornece apenas um serviço, mas um valor ao cliente.
Esse valor é obtido da seguinte forma: satisfação do cliente com o serviço menos preço do serviço. Assim, a empresa precisa garantir ao cliente um conjunto de razões que o faça optar pelos seus serviços. Nesse sentido, entender a jornada do cliente é fundamental para gerar uma experiência mais agradável.
Jornada do cliente
A jornada do cliente é a experiência que o cliente tem com a marca desde o primeiro contato com a empresa até o período após a venda. Por isso, cada abordagem com o cliente durante essas etapas importa e impacta na fidelização dele.
Criar expectativas sobre o produto durante a entrega também ajuda. Manter o cliente atualizado sobre cada etapa da entrega faz ele desejar mais o produto. Falamos um pouco mais sobre isso em um outro artigo, “Diferença entre consumidor e cliente: veja a jornada do cliente”. Clique aqui para ler!
Como é possível perceber, ter a jornada do cliente mapeada desde a constatação da necessidade de um produto até a satisfação com a compra ajuda a desenvolver estratégias para manter um bom relacionamento com cliente. Nessa etapa tão importante, a Plataforma de CRM pode te ajudar! Mais a frente vamos te contar um pouco mais sobre ela.
Faça o cliente voltar às compras!
Algumas ações que podem ser tomadas para gerar boas experiências no consumidor e fazê-lo retornar às compras são:
1. Bom atendimento
Um bom atendimento é o primeiro passo para que o consumidor se sinta confortável com seus serviços. Afinal, é no atendimento que ele terá o primeiro contato com a empresa e se essa experiência for ruim, as chances dele desistir de consumir seus serviços e produtos são grandes. Portanto, seja gentil na forma de tratar o cliente, preste atenção aos seus desejos e mostre estar disponível para ajudar em tudo o que puder.
2. Entenda o comportamento do cliente
Você consegue pensar em estratégias que geram muito mais impacto ao cliente quando conhece seus gostos e formas de pensar. Isso porque o que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra. Por isso, conheça a personalidade do seu cliente. Descubra do que ele gosta, por quais serviços tem preferência, como gosta de ser tratado, etc.
3. Contato constante
Mesmo que a compra já tenha se encerrado, mantenha contato com o cliente. Isso pode ser feito para informar sobre novos serviços, mercadorias e mudanças nos padrões da empresa. Essa estratégia faz com que o cliente se sinta motivado a se atualizar sobre as novidades da empresa, o que pode resultar em novas compras. Para que isso seja feito com mais precisão e agilidade, contrate uma plataforma de CRM.
4. Seja pontual
Quando falamos em pontualidade, não estamos apenas nos referindo a entrega, também é importante ser preciso no tempo do atendimento. O seu cliente pode entrar em contato a qualquer momento para esclarecer uma dúvida e não ter muito tempo para esperar por uma resposta. Por isso, o ideal é investir em meios que permitam um contato instantâneo, como aplicativos de mensagens e chatbots.
5. Peça feedbacks
Descubra como foi a experiência do seu cliente durante o processo de compra e a satisfação dele depois de receber o produto. Assim, você sabe o que deve ser mantido e o que deve ser mudado. Para isso, invista em feedback. Peça para seu cliente avaliar cada parte importante do processo de relacionamento com cliente, como atendimento, qualidade do produto, expectativas, etc.
Plataforma de CRM
A Plataforma de CRM te ajuda a criar um bom relacionamento com seu cliente. Para isso, ela leva em consideração vários fatores que importam, como qualidade do atendimento, a experiência, marketing, etc. Com ela, fica muito mais viável alcançar seu cliente.
Vantagens da Plataforma de CRM
Quem utiliza a Plataforma de CRM tem benefícios fundamentais, como:
1. Fidelização de cliente
Ao utilizar os serviços da Plataforma de CRM, você consegue fidelizar o seu cliente. Assim, você terá compradores regulares e confiança entre as pessoas. Além disso, poderá ter a indicação da sua marca, por meio dos clientes, sem precisar gastar mais em publicidade.
2. Funcionários mais engajados
É difícil que uma empresa dê certo se ela não tem uma equipe engajada. Resolver isso nem sempre é tarefa fácil, mas a Plataforma de CRM te ajuda a elaborar estratégias para que seus funcionários sintam-se motivados a fazer sua empresa dar certo.
3. Redução de Custos
Se você tem clientes regulares, o que a Plataforma de CRM te ajuda a conquistar, seus custos são bem menores. Isso porque manter um cliente é mais barato do que conquistar novos. Além disso, com estratégias mais precisas, a chance de erro é bem menor, o que economiza seu dinheiro e tempo.
Agora que você sabe a diferença entre cliente e consumidor e como fazer seu cliente voltar às compras, que tal deixar a Plataforma de CRM te ajudar com o restante da jornada de vendas? Clique aqui e acesse a nossa plataforma!