Segundo o CX Trends 2020, estudo sobre experiência do cliente no Brasil, apenas 56% dos consumidores avaliam o atendimento das empresas como eficiente, enquanto 88% das empresas acreditam que oferecem um bom atendimento.

Isso acontece porque quando o assunto é atendimento ao cliente deixam de lado o mais importante, o foco no consumidor. Trabalhar com humanização é essencial para melhorar o relacionamento com cliente de uma vez por todas. Por isso, neste post, separamos 7 dicas para humanizar essa relação. Confira!

7 dicas para um relacionamento humanizado com cliente

1. Crie uma cultura de atendimento humanizado na sua empresa

Para ter um atendimento humanizado eficiente é importante que toda companhia esteja trabalhando para o mesmo propósito. As relações dentro da empresa precisam ser humanizadas entre a equipe, funcionários do mesmo setor, setores diferentes e, principalmente, dos líderes e seus colaboradores.

Afinal, externalizar algo que já é rotina é muito mais fácil do que criar uma fachada com relacionamento humanizado, quando nem as relações de dentro da empresa são. Apenas com todos entendendo e trabalhando em prol do mesmo objetivo é que sua marca poderá alcançar essa meta com eficácia.

2. Promova a transparência no relacionamento com cliente

Quando uma empresa é transparente em seus processos é mais provável que ela consiga a empatia das pessoas. Humanizar o atendimento tem muito a ver com tornar a companhia mais próxima de seus clientes. A transparência contribui muito para isso. Afinal, não existe nada mais humano que admitir seus erros e aprender com eles, certo? 

Essa qualidade pode ser demonstrada das mais diferentes formas. Desde deixar claro como acontecem seus processos e quais suas políticas, até informar seus clientes sobre possíveis atrasos na entrega dos produtos. Isso só fortalece a imagem da marca no mercado, principalmente por torná-la mais confiável.

3. Tenha empatia com seu público

A humanização é muito importante no atendimento ao cliente | Foto: Pixabay/Anemone123

A empatia também é uma questão importante no atendimento. Para que as pessoas tenham experiências satisfatórias, o produto deve alcançar suas expectativas. A fim de que isso aconteça, sua empresa precisa entender o problema do cliente e se empenhar em solucioná-lo. Não adianta “empurrar” a venda de um produto que lá na frente resultará em uma péssima experiência pós-venda. O que nos leva à dica número quatro.

4. Resolva os problemas dos seus clientes

Se uma pessoa compra seu produto é esperando que ele resolva o que se propõe. Então, garanta que isso aconteça. Seja na hora da venda ou depois. Disponibilize canais nos quais os clientes possam tirar suas dúvidas e, desta forma, usufruir de sua compra da melhor maneira possível.

5. Priorize a agilidade nos atendimentos

A agilidade nos atendimentos é muito importante. Seja na hora da compra ou quando surgem dúvidas no pós-venda, ninguém gosta de ficar esperando. Um atendimento ágil tem sempre mais possibilidade de agradar. Segundo a pesquisa que citamos no início do texto, CX Trends 2020, 35% dos consumidores não toleram mais de 10 minutos de espera no primeiro contato.

6. Ofereça atendimento personalizado

Chamar o cliente pelo nome e tratá-lo de forma única são práticas do atendimento personalizado. Ambas humanizam o relacionamento e, consequentemente, fazem com que as pessoas se sintam mais próximas da marca, aumentando a possibilidade de fidelização.

Trabalhar para que seus consumidores se sintam acolhidos é um grande acerto das empresas. Isso não precisa ser apenas quando se está trabalhando com atendentes humanos de forma presencial.

É possível realizar um excelente atendimento personalizado à distância e a tecnologia pode facilmente ser usada para cuidar dessa interação. Neste caso, o importante para que a estratégia funcione é optar por uma solução com linguagem mais próxima possível da humana.

7. Confie no feedback do cliente

Para continuar sempre melhorando a experiência do cliente é interessante escutá-lo. A melhor forma de entender o indivíduo do outro lado é ouvindo o que ele tem a dizer. As pessoas se sentem melhor quando percebem que suas questões estão sendo levadas em conta. Aceitar feedbacks e trabalhar com eles é uma maneira de valorizar seu público e melhorar seus processos.

Portanto, se você deseja que sua empresa melhore o atendimento ao cliente e finalmente crie um relacionamento humanizado, basta seguir as sete dicas listadas no artigo!

Promover a humanização dentro da companhia, confiar no feedback dos consumidores, além de ter empatia, transparência e rapidez nos atendimentos, são questões que devem contribuir para o aumento da fidelização de clientes.

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