Trabalhos que pareciam importantes estão sendo extinguidos diante dos nossos olhos. Diante de tanta incerteza, as empresas que trabalham com tecnologia devem ser participantes ativas dessas renovações, principalmente quando o assunto é construção de relacionamento com clientes, âmbito que sofre desenfreadas transformações.

A seguir, você irá entender a influência da tecnologia no relacionamento com seus clientes e perceber a importância de confiar em algo além de projeções. Aproveite!

Tecnologia e relacionamento com clientes

Mudança pode ser sinônimo de tecnologia. E, diante de tanta tecnologia, o mercado pode alterar diretamente nossa sociedade, transformando-a sempre. Os aparatos tecnológicos influenciam no comportamento das pessoas e, consequentemente, em todas as etapas de construção de relacionamento com clientes.

É natural que o ser humano goste de ser bem atendido. No mundo de hoje, é muito fácil perder para a concorrência se existirem falhas ao cativar os que consomem seu produto. Segundo um relatório desenvolvido pela Adobe em parceria com a Econsultancy, a experiência do cliente é essencial para o sucesso das empresas.

A ajuda da tecnologia é essencial para a construção de um dinâmico e qualitativo relacionamento com os clientes.
A tecnologia é importante para a construção de relacionamento com clientes | Foto: Unsplash – Carlos Muza.

Soluções tecnológicas podem ajudar, e muito, na construção desse relacionamento. Visto que, por meio das facilidades oferecidas, é possível entender melhor o comportamento e gosto dos clientes, bem como criar projeções futuras e acompanhar todas as suas jornadas de consumo. Em contrapartida, enquanto muitos efeitos do comportamento humano podem ser previstos, outros não podem.

Projeções não são certezas

Estudos e métricas são extremamente importantes para criar projeções acerca do mercado, bem como antecipar ações, evitando problemas futuros. Entretanto, as projeções não são certezas. A tecnologia oferece diversas possibilidades, ao mesmo tempo em que torna algumas situações imprevisíveis.

Por isso, ter “olhos bem abertos” para as transformações do mercado é muito importante. Todas as projeções realizadas podem se modificar ou simplesmente acontecerem de outra maneira. Saber sobre o seu produto e a lógica operacional da sua empresa já não basta mais. É preciso observar seus concorrentes, os passos dos grandes e dos pequenos players, as ideias que surgem das garagens, as tendências de consumo e as adequações inclusivas referentes à diversidade.

E, mesmo voltando a atenção para todos esses pontos, sua empresa ainda não acompanhará todo o progresso. Certamente, alguma oportunidade de melhoria será gerada, mas com todos esses acontecimentos influenciando o mercado da tecnologia e da comunicação, é provável que você não consiga adivinhar tudo. Ter isso em mente é  o melhor passo em prol de novas descobertas.

Magnet Customer

A Magnet Customer, plataforma de CRM – Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente, em tradução livre) -, trabalha com tecnologia para ajudar a construir um relacionamento sólido e duradouro com seus clientes. Não se trata apenas de realizar projeções, e sim construir uma relação baseada na experiência do indivíduo.

Além de trabalhar o relacionamento em três camadas – marketing, atendimento e inteligência -, a ferramenta proporciona diversas facilidades. Um dos exemplos é o atendimento multicanal, a possibilidade de entender como está sua relação com os usuários do seu produto, bem como a oportunidade de utilizar essas informações a fim de melhorar seus processos e aumentar o lucro.

Por isso, caso entenda a importância da tecnologia na construção de relacionamento com clientes, a plataforma de CRM Magnet Customer estará sempre disposta a te ajudar na otimização desse trabalho. Apesar de ser impossível realizar algumas previsões certeiras, é fato que as evoluções auxiliam na criação de relações mais firmes e duradouras.

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