Os erros são formas de aprendizado e isso não é nenhum segredo. Sabia que Thomas Edison errou 1200 vezes antes de criar uma lâmpada que, de fato, acendesse? Um dos grandes legados desse inventor não deve-se somente à evolução da eletricidade, mas à certeza de que devemos aprender com erros. Foi justamente pelos erros que descobriu mil maneiras que não funcionavam para a formação da luz.
Os erros e os acertos fazem parte do cotidiano de todas as pessoas que trabalham com tecnologia e inovação. Pensando nisso, atente-se às dicas a seguir e veja o que o CEO da Magnet Customer, Davi Barboza, tem a dizer sobre o assunto!
Aplicar novas ideias
Implementar novas ideias é sempre correr um determinado risco, por mais que seja pequeno. Startups, por exemplo, alteram seu modelo de operação com uma velocidade constante, aplicando, testando e prototipando soluções que possam melhorar a vida das pessoas.
Nesse ritmo, é muito comum que alguma ideia não encontre espaço suficiente ou acabe não sendo desenvolvida. Afinal, existem hipóteses, testes, e todo um rol de fases antes que um projeto se concretize.
Aprender com erros
Além do mais, analisar uma situação para testar um produto pode trazer resultados positivos, mas também negativos. É nesse momento que precisamos nos organizar sem remorso com o que não deu certo. Se projetamos uma empresa que busca crescimento, é melhor errar no momento atual do que no futuro, quando, teoricamente, o seu negócio já estará com maior visibilidade e um banco maior de clientes.
O aprendizado da Magnet Customer
A Magnet Customer é uma empresa tecnológica de marketing que ajuda empresas a construir relacionamento com clientes e a gerar negócios. Como uma empresa que trabalha com relacionamento integrado ao atendimento, permite ter uma visão geral do seu público-alvo, faz com que a empresa consiga entregar a melhor experiência de pós-compra, além de aumentar o ticket médio do cliente e a rentabilidade da sua empresa.
Como qualquer outra startup, a Magnet Customer foi, primeiramente, apenas um projeto no papel. Agora, depois de uma caminhada de aprendizado, reconhece o quanto errar é importante. Nesse sentido, o CEO da empresa, Davi Barboza, fala sobre o termo “errar rápido”. “Isso significa realizar a correção do erro no menor tempo possível, já projetando esforços para uma nova estratégia, ainda melhor”, diz.
Então, já que passar por problemas agora é a escola para não os repetirmos no futuro, erre o mais rápido possível. “É fundamental levantar, sacudir a poeira e passar para a próxima ideia. Continue tentando!”, aconselha Davi Barboza.
De fato, aplicar novas ideias e aprender com erros faz parte do aprendizado de vida de qualquer pessoa corajosa. Afinal, o empresário e inventor Thomas Edison não entrou na história porque desistiu na primeira tentativa, mas porque persistiu até alcançar seu objetivo.