Apesar de alguns contratempos nos últimos anos, o Facebook anunciou diversas mudanças na rede social. Essas novidades alteram diretamente os usuários do Facebook Ads, ferramenta que muitas empresas utilizam como principal instrumento de marketing digital. Veja o que é o Facebook Ads e como a ferramenta funciona. Confira!
O que é o Facebook Ads?
O Facebook Ads e o Google Ads são duas ferramentas que fornecem muito mais do que a capacidade de controle de anúncios. Ambas ajudam a compor uma base de dados sobre público-alvo, performance e alcance do posicionamento da empresa. Por isso, é importante discorrer sobre as novas alterações que a empresa fez, pressionada pela queda das ações e os últimos problemas decorrentes da quebra de privacidade dos seus usuários.
Afinal, o que é o Facebook Ads? Esse é o sistema de mídia paga que permite diferentes formatos de anúncios e opções de segmentação para as pessoas que utilizam a respectiva rede social. Com isso, o Facebook Ads, junto com o Google Ads – plataforma de anúncio do Google que ganhou espaço nos últimos anos – tornou-se parte dos mecanismos estratégicos do marketing digital.
Segundo uma pesquisa interna do Facebook for Business, realizada em 2014, 92 milhões de pessoas acessam a respectiva rede social todos os meses, o que corresponde a cerca de 45% de toda a população brasileira, segundo dados do IBGE.
Facebook Ads como funciona?
Apesar do seu grande alcance, conversão e engajamento, Facebook Ads como funciona é bem simples. Após montar a propaganda, considerando o público-alvo e quanto quer investir, a publicidade será disponibilizada no lado direito da tela ou no feed de notícias. A segmentação do anúncio pode ser definida por diversos meios como, por exemplo, a data de nascimento, fazendo com que o seu anúncio chegue até as pessoas que terão interesse no seu produto ou empresa.
Novidades do Facebook Ads
Dentre todas as novidades, duas chamaram a atenção para repensarmos o modo como trabalhamos com marketing digital. Além disso,foram disponibilizadas algumas novidades no painel de gerenciamento de anúncios, na quantidade de pessoas que podem ser agregadas nas contas, e também nas outras plataformas da empresa, Instagram e WhatsApp.
Sendo assim, vale a pena acompanhar o seu desenrolar daqui para frente. Confira, a seguir:
Feed personalizado: Apelidado por seus criadores de FB5, o feed do Facebook vai mudar, fazendo com que as interações que apareçam reforcem ainda mais os interesses em comum entre cada usuário e sua comunidade.
Messenger otimizado: O messenger ganhou uma renovação que pode agregar muito para empresas. O chat agora funciona com uma API do bot de inteligência artificial da empresa Wit.Ai. De modo simples, isso significa que a Interface de Programação de Aplicações (API) será desempenhada por meio de automações (web robot) de inteligência artificial, de modo que as mensagens sejam automatizadas e assertivas, porém sem perder a sensibilidade humana em sua comunicação.
Qual é a importância do Facebook Ads?
Com todo esse poder, é normal que o Facebook Ads e o Google Ads estejam em constante renovação. O ideal é que todo mundo que trabalha com essas ferramentas, direta ou indiretamente, esteja aberto a mudanças, mantendo-se atento aos processos e evitando cair na conveniência de fazer algo porque todo mundo faz.
Haja vista que a inteligência estratégica pode salvar o mundo da panfletagem e da repetição de frases clichês. Lembre-se que, mesmo com os problemas que o Facebook passou nos últimos tempos, a empresa continua no jogo, é uma das principais redes sociais do mundo e é uma ferramenta fundamental do marketing digital atualmente.