Quando temos uma ideia, muitas vezes, não conseguimos calcular quanto ela valeria se fosse implementada no mesmo momento. Se essa projeção já é complicada, realizar o exercício de questionar quanto ela valerá daqui a cinco anos não deixa as coisas mais fáceis. Por isso, o desafio de agregar valor ao cliente é real e deve ser considerado por qualquer um que queira vender um produto de sucesso. Confira, a seguir, como obter uma boa construção de relacionamento com clientes!
Como agregar valor ao cliente?
O mercado muda o tempo todo e sua ideia precisa acompanhar as novas tendências de comportamento, que aparecem e desaparecem constantemente. Porém, no meio de toda essa volatilidade, resta uma certeza. Você precisará facilitar a vida de alguém. Esse é um caminho que todas as empresas de tecnologias bem-sucedidas entenderam, passando para a entrega de experiência e conveniência.
Para exemplificar, quando falamos do sucesso das fintechs, estamos nos referindo ao modo como elas otimizam o tempo para resoluções de atividades bancárias. Elas mudaram a nossa relação com o dinheiro e ofereceram formas melhores de controlar o cotidiano. Entre as diversas melhorias que essa inovação proporcionou, a evolução do atendimento ao cliente foi uma das mais expressivas.
Outro exemplo são todas as empresas que estão reprogramando a maneira de nos deslocarmos. Seja por bicicletas, caronas ou patinetes futuristas, estamos mudando nossa forma de locomoção pela cidade e pelo mundo. Aqui é importante destacar que não é em todos os casos que um produto mais agregador se refere ao de tecnologia mais avançada. Ele consiste em oferecer aquilo que o cliente procura e/ou precisa. Ou seja, a solução da empresa não precisa ser, necessariamente, algo mirabolante e rebuscado.
Por mais que essas áreas pareçam distantes, todas elas têm seu serviço centralizado na facilitação de uma demanda. Existe e sempre existirá formas mais convencionais de resolver o mesmo problema. Contudo, isso não extinguirá o que já é feito atualmente. Os grandes bancos e os táxis, por exemplo, não desaparecerão do mercado, porém serão reformulados com o tempo. O que, na verdade, já tem acontecido em empresas como o Nubank ou o Uber.
Construção de relacionamento com clientes
O que diferencia os novos serviços é a forma como o usuário está no centro da investigação. A melhora do produto é sempre realizada visando a entrega de mais comodidade e conveniência. Isso pode ser interpretado por valores simbólicos, como entregar mais tempo e praticidade para as pessoas. Deste modo, a construção de relacionamento com clientes é bastante apreciada.
Pode-se observar que nos dois exemplos citados acima, tanto quando se refere às fintechs – startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro – quanto às soluções de locomoção, um grande diferencial é justamente a construção de relacionamento com clientes. O Nubank, maior fintech do Brasil, é o banco digital brasileiro que mais se destaca quando o assunto é atendimento ao cliente. Em 2020, ganhou o Prêmio ReclameAQUI na categoria “Bancos e cartões digitais”.
Afinal, seria muito estranho se as pessoas realmente desejassem voltar no tempo, na época em que as coisas demoravam mais, e decidissem que realmente gostam das filas dos bancos, das infinitas burocracias, bem como do atendimento mal prestado. Portanto, agregar valor ao cliente é importante. As empresas que possuem um bom atendimento ao cliente tendem a obter um resultado positivo a longo prazo.