Trabalhar em um escritório fechado, para muitas empresas, é coisa do passado. Cada vez mais, profissionais de diferentes áreas priorizam modelos de trabalho que ofereçam maior qualidade de vida, seja em forma de home office ou escritórios dinâmicos. Seguindo a tendência do freelancing e das startups, o coworking é um exemplo dessa procura. Afinal, o que é coworking?
O que é coworking?
Coworking trata-se de espaços compartilhados que, diariamente, reúne pessoas com o desejo de trabalhar em um ambiente inspirador. São escritórios descontraídos e dinâmicos que, geralmente, oferecem espaços para diversas empresas trabalharem com suas equipes de forma simultânea no mesmo espaço.
Empresas, profissionais autônomos e freelancers não só dividem o mesmo ambiente físico, como também compartilham ideias. Um dos principais benefícios do coworking é justamente a possibilidade de ampliar a rede de networking. O cenário de interações nesses espaços fortalece a troca entre empresas, que observam mais a oportunidade de se desenvolverem juntas. Esse novo modelo de escritório já faz parte da realidade de todos os estados brasileiros.
Como funciona um coworking?
Por mais que duas empresas estejam trabalhando com o mesmo produto, é mais vantajoso que ambas se fortaleçam para desenvolvê-lo de forma mais robusta para os seus clientes. O contato com outras profissões ainda pode estimular a criatividade, melhorar o trabalho em equipe, fortalecer o relacionamento com cliente, entre outros benefícios.
Estações de trabalho móveis e lugares que antes pareciam inóspitos para o trabalho, hoje são tendência para uma geração que não gosta de barreiras. Para aqueles que não são adeptos às rotinas, o coworking é uma opção mais confortável. Para atuar dessa forma, é preciso contratar um plano mensal ou baseado em horas de trabalho.
O modelo traz maior flexibilidade, pois o profissional tem a liberdade de estabelecer os horários de suas atividades da maneira que for mais conveniente. O horário de funcionamento dos estabelecimentos também costuma ser mais maleável. A maioria dos estabelecimentos funciona 24 horas por dia. Contudo, isso não significa que permitem desorganização. Como todo estabelecimento, os espaços compartilhados possuem horário de funcionamento e regras de boa convivência.
Ambiente descontraído
Uma pesquisa realizada pela Wix e Officevibe, em 2015, apresenta um cenário positivo para esse novo modelo de escritório. Após começar a trabalhar em um ambiente de coworking, 91% dos entrevistados afirmou que obteve uma melhora significativa nas relações profissionais; 71% sentiu maior criatividade e ideias inovadores; 64% declarou maior capacidade de completar as tarefas dentro do prazo; 90% tornou-se mais confiantes; e 50% aumentou os ganhos da empresa.
Mais um benefício de atuar em um coworking é a separação da vida privada e profissional. Isso nem sempre é possível em outros regimes alternativos de trabalho, a exemplo do home office, pois aqueles que trabalham em casa e convivem com outras pessoas podem se deparar com muitas distrações no dia a dia, o que prejudica o andamento das atividades.
Redução de custos
Especialmente para quem está iniciando a carreira, otimizar os gastos é uma tarefa de extrema importância. A redução de custos é outra vantagem que torna os espaços compartilhados um atrativo, principalmente para quem ainda não tem capital para investir em uma boa infraestrutura, contratação de funcionários, entre outros.
O coworking oferece serviços de alta qualidade por preços baixos. Isso é possível devido à otimização do ambiente e rateio de despesas, como luz, água, limpeza, internet e manutenção geral. Além disso, um ambiente de trabalho mais econômico incrementa os lucros do empreendimento.
Relacionamento com cliente
Já vimos que as vantagens de trabalhar em um coworking são inúmeras, inclusive para potencializar o relacionamento com cliente. À medida que o indivíduo se integra com a comunidade do ambiente, a chance de conquistar novos clientes e outros contatos profissionais aumenta. O clima de proximidade profissional também favorece a formação de parcerias, potencializando os processos de prospecção de clientes, além de atribuir mais credibilidade e visibilidade ao negócio no mercado.
Apesar dos espaços compartilhados serem um ambiente com profissionais dos mais diversos ramos do mercado de trabalho, possuem uma estrutura organizada. Dessa forma, permitem que cada empresa atue de maneira independente, realizem reuniões privadas e recebam seus clientes em uma escritório dinâmico, descontraído e criativo.