Em um cenário dos sonhos, todos os nossos estudos dão certo, os produtos são aceitos pelo público, e os nossos projetos “tomam vida” com uma rapidez surpreendente. Porém, no mundo real, estamos bem distantes de, praticamente, todos esses itens.

Até os maiores empresários do mundo já visualizaram situações que poderiam ter decretado o fim do seu negócio. Como o famoso Jeff Bezos, criador da Amazon, que projetou o seu império para não visar o lucro nos anos iniciais, realizando uma série de ações que só tornaram a empresa o que ela é hoje após um longo período, mas que foram provenientes de dez anos sem resultados financeiros positivos.

O planejamento da empresa é essencial para o empreendedorismo
O planejamento da empresa é essencial para o empreendedorismo.

Um panorama desses, com mais de dez anos sem lucros, faliria a maioria das empresas brasileiras que estão começando. No Brasil, ainda trabalhamos com investimentos pequenos e cobranças enormes. Esse foi só um exemplo de como nossos olhares precisam ser treinados para enxergar além dos problemas do percurso. Talvez, muita coisa dê errado em suas realizações, mas isso não significa que você esteja fadado ao fracasso.

Por isso, o planejamento de uma empresa para acompanhar seu desenvolvimento e empreendimento nos negócios é fundamental para manter os gastos no orçamento e visar lucros o mais rápido possível. Para tanto, as formas de organização podem consistir em dois projetos fundamentais: o plano de negócio e o modelo de negócio.

Plano de negócio X modelo de negócio

O seu plano pode predefinir como a empresa irá projetar-se, quais são suas intenções e como ela atuará perante o mercado, suas estratégias, os seus métodos para desenvolvimento e o que será feito para alcançar tais objetivos. Já o modelo pode ser mais prático, mas ainda é necessário especificar como será a geração de negócios para sua empresa e de que maneira será a agregação de valor à marca.

Para dar passos concretos em busca de resultados, é preciso manter-se fiel aos projetos provenientes das pesquisas e dos estudos, assim como definir a construção de relacionamento com cliente para ter uma rede de lealdade com os seus consumidores. No entanto, se observar que o mercado está rumando para um lado ou para o outro, seja rápido em suas manobras e não deixe passar as oportunidades.

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