Uma teoria chamada efeito estilingue diz que para impulsionar novos passos para frente, antes precisamos fazer um considerável recuo. Isso funciona na vida, física e gestão de negócios. Então, quando falamos na construção de relacionamento com clientes, será que é importante recuar alguns passos? Vamos te responder neste post. Confira!
Construção de relacionamento com clientes: efeito estilingue
Quando se trata de relacionamento com clientes, é comum que empresas trabalhem com projeções para entender a relação de determinada pessoa com seu produto. Pode ser que, analisando essa jornada de consumo, os gestores percebam que uma mudança precisa ser feita para que não percam esses indivíduos no longo prazo.
Isso implica olhar para trás e reavaliar a forma que a companhia lida com todo o processo de comunicação! Pode ser que eles enxerguem isso como retrocesso. Mas, às vezes, é preciso voltar algumas casas, principalmente se essa ação levará a equipe para mais longe no futuro.
Olhando para trás, reavaliando os métodos da companhia e estudando outras alternativas, será possível construir relações mais sólidas e duradouras. O importante é não ficar em posição inércia (congelado) devido às preocupações aparecem constantemente em nosso cotidiano.
Ter um negócio significa lidar com problemas e procurar soluções coesas com a cultura da empresa. Isso significa que tudo bem passar por dias difíceis, mirando os dias de glória que virão. Por isso, para estabelecer uma boa construção de relacionamento com clientes, algumas vezes, faça como o estilingue: primeiro recue, observe, mire e depois atire!
Importância de movimentar-se em todas as direções
A impulsão que pode ser explicada pela física, também cativa modelos de gerenciamento de negócios que, ao visualizar novas oportunidades, muitas vezes, encontram a necessidade de regressão nos movimentos da empresa. Isso pode acontecer por uma porta aberta no mercado ou previsões de tomadas de ações que podem trazer lucros futuros.
Gerar receita é crucial para qualquer negócio continuar operando. No entanto, em algumas situações, as condições colocam o caixa em jogo. Por exemplo, a empresa visualiza que pode atender clientes maiores, porém, não tem estrutura para isso e se vê diante da encruzilhada: gastar dinheiro no presente para ganhar no futuro ou não colocar suas reservas em jogo e garantir uma certa segurança em seu plano de negócios?
Cada situação a ser definida é uma potencial chance de mudança. Tudo que podemos ser no futuro, depende de certos sacrifícios no presente. Se conseguirmos organizar planos a longo prazo, podemos ter muito claro em nossas estratégias que desacelerar ou regredir o ritmo não diz respeito ao retrocesso. Pelo contrário, voltar atrás se trata de um sacrifício muito corajoso!
Conheça a plataforma de CRM Magnet Customer
Empresas como a Magnet Customer são idealizadas justamente para te ajudar na construção de relacionamento com clientes. Além de auxiliar na comunicação personalizada por multicanais, a plataforma de CRM trabalha com o relacionamento em três etapas: marketing, atendimento e inteligência. Tudo isso para que você possa entregar a melhor experiência pós-compra para o seu cliente e ganhar em lucratividade.
Portanto, se estiver passando por apuros, não hesite em dar um passo para trás e reavaliar seus processos. Muitas vezes, para alcançar grandes resultados, é necessário voltar um pouco, ainda que isso signifique reaprender sobre a construção de relacionamento com clientes. Então, repense seus métodos a partir de agora. A plataforma de CRM Magnet Customer está disposta a te ajudar nesse desafio! Clique aqui e saiba como!