Uma empresa que deseja trabalhar na construção de relacionamento com clientes precisa voltar sua atenção à comunidade na qual está inserida no mercado de trabalho. Todo dia uma exigência nova, não é mesmo? Mas essa é mais fácil do que parece. Procede de uma mudança de visão sobre os ambientes, lugares e pessoas que você já convive, com foco na coletividade. Saiba mais, a seguir!
Construção de relacionamento com clientes
É importante manter-se alinhado com as necessidades do mercado de trabalho. Não podemos esquecer ou ignorar que, como participantes ativos do setor da tecnologia, somos importantes para a construção de pontes entre pessoas. E, estar atento à coletividade é tão importante quanto resolver questões internas da empresa.
A partir de um pensamento mais coletivo e aberto, é possível colher os frutos de organizações que são construídas para fazer parte de uma comunidade cada vez mais conectada e participante nas decisões que a cercam. Assim, além de conquistar o apoio local, a empresa passa a ser mais interessante para seu público-alvo.
Companhias que possuem responsabilidade social tendem a construir relações mais próximas e duradouras com seus clientes. Em 2020, segundo o estudo “Authenticity Gap” da Fleishman Hillard, aproximadamente 72% dos consumidores optam por produtos e serviços de empresas que se preocupam com o impacto social e ambiental. Sendo assim, se sua marca se relaciona bem com a comunidade local, a tendência é de que as pessoas adquiram maior simpatia.
Ações que desenvolvem a coletividade
Para início de conversa, é necessário absorver para o DNA da empresa características como coletividade; inovação focada nas pessoas; e facilitação de serviços. Ao realizar isso, além fazer com que o campo de estudo e pesquisa se amplie para além do escritório e do mercado de trabalho, a ponte entre a companhia e o cliente é fortalecida.
Estabelecer contato com os líderes da comunidade auxilia na tarefa. Realizar reuniões com diretores escolares, representantes religiosos e moradores do bairro, é importante para entender como o local funciona e como a companhia pode contribuir para odesenvolvimento regional. Essa conversa é essencial para que a população local compreenda a cultura e os valores da empresa.
Diversas ações podem desenvolver a coletividade: realizar programas de inclusão racial, social ou digital; arrecadar doação de alimentos e roupas; restaurar praças e áreas de lazer; e preservar o meio ambiente. Além disso, é interessante pensar que essas ações realizadas no bairro não são apenas filantrópicas, mas contribuem com o meio social do qual a empresa participa.
Sendo assim, a comunicação com pessoas de fora é tão importante para a empresa quanto as reuniões com a equipe interna. Por fim, deve trocar todo tipo de conhecimento e contribuir com o desenvolvimento no local em que está localizada. Além de trabalhar na construção de relacionamento com clientes, pensar na coletividade melhora a reputação no mercado de trabalho, desenvolve bases sólidas para futuros negócios e faz do mundo um lugar mais agradável.