Negócios podem ser fechados em reuniões cheias de pessoas e também em uma fila de padaria, enquanto se espera o pão. A efetivação das vendas está estreitamente ligada com a habilidade da empresa de aproveitar oportunidades da melhor forma o possível. Sendo assim, como fechar negócio? Confira as dicas a seguir!
Como fechar negócio?
Um dos segredos é aproveitar as brechas do mercado. Saber visualizar as oportunidades do mercado é o que pode fazer de você e da sua empresa um sucesso. Um profissional preparado para administrar situações adversas do cotidiano tem muita coisa ao seu favor. Para isso, é essencial saber como aproveitar oportunidades e reconhecer a hora certa de concluir as vendas. Confira o passo a passo, a seguir:
1. Não realize vendas compulsoriamente
Saber como fechar negócio não significa forçar a barra e nem se tornar um vendedor compulsório do seu produto. Se as oportunidades existirem, elas aparecerão e darão um sinal. É aí que você não pode desperdiçar suas chances.
2. Reconheça as oportunidades
Para saber como aproveitar oportunidades na hora certa é preciso, primeiramente, identificar as chances de realizar as vendas. Por isso, mantenha-se atento a essas brechas. A sua equipe de produção pode munir-se de todas as informações geradas pelo tempo em que seu cliente contrata seus serviços.
Dica: crie uma tabela que exponha de maneira objetiva a relação com o público-alvo e os pontos que seu negócio contribui com a empresa contratante e/ou consumidor. Dessa maneira, sua equipe conseguirá administrar melhor o atendimento ao cliente e descobrir como fazer cross-selling e upselling.
3. Tenha uma Plataforma de CRM
Uma plataforma de CRM auxiliará a sua empresa com o processo de gerenciamento ao cliente, oferecendo insights sobre o público-alvo. Além disso, ajudará a captar e organizar informações dos seus leads, melhorando os seus processos e estratégias de vendas. Com a sua fórmula de como fechar negócio, aperfeiçoada por uma plataforma de CRM, as oportunidades para realizar vendas ficarão mais fáceis e elucidadas.
4. Negócios no pós-venda
Em uma entrevista para o podcast Código Aberto, o CEO da TOTVS, Dennis Herszkowicz, fala sobre trabalhar o crescimento da empresa não apenas para cima, mas também para os lados. Isso é possível graças ao trabalho de vendas de diferentes produtos para os mesmos clientes, além de conquistar novos consumidores.
Ou seja, é importante buscar como fechar negócio e como aproveitar oportunidades com um novo público. Entretanto, sem esquecer os clientes que já concluíram os processos de compra e venda. Visualizar as oportunidades no período pós-venda fará com que a sua empresa conquiste e fidelize os clientes. Registrando, assim, um maior crescimento.
Conheça a Magnet Customer
O primeiro passo para aproveitar as oportunidades e efetivar as vendas é contar com uma estrutura que ajude o seu negócio a manter os dados do público-alvo de maneira organizada. Ou seja, uma plataforma de CRM especializada.
A Magnet Customer oferece esse serviço e ainda gera análises e relatórios sobre todas as tratativas ao longo do processo. Dessa forma, é possível observar de forma contínua, sem perder nenhum dado, toda a movimentação da sua empresa, além das informações detalhadas que podem colocar luz no seu pós-venda, gerar novos insights e consequentemente, aumentar o seu faturamento.