Desde que o Orkut apareceu, em 2004, regado por novidades, nossa sociedade já viu muita coisa nova aparecer e desaparecer até agora. Por exemplo, com a chegada do Facebook, a rede social acabou ficando para trás e foi substituída. Após os longos anos em que as pessoas enviavam depoimentos em comunidades e abasteciam o perfil de fotos com suas cyber shots, os likes e compartilhamentos dominaram a Internet. Atualmente, o Facebook vem dividindo sua hegemonia com o Instagram, rede social também adquirida por Mark Zuckerberg (atual CEO de ambas) em 2012, segundo o jornal O Globo.

O Instagram retirou a exibição da quantidade de curtidas nas postagens | Fonte: unsplash.com
O Instagram retirou a exibição da quantidade de curtidas nas postagens | Fonte: unsplash.com

Essas mudanças no cenário da tecnologia aconteciam em uma velocidade mais vagarosa antigamente, talvez mais adequada para nossa absorção e compreensão como sociedade. Porém, não funciona mais assim.

Enquanto nos habituamos a uma funcionalidade nova de algum aplicativo, já estão sendo testadas várias melhorias para substituí-la. Como novas formas de tecnologia vão avançando, precisamos readaptar-nos a essa rápida compreensão da era digital.

Para a geração que cresceu com as transformações constantes, esse fluxo já é esperado e até exigido. Um exemplo é o comprometimento que a Apple tem com o mercado de vendas, lançando um modelo novo todo ano para vendas e fortalecendo sua construção de relacionamento com cliente.

Os likes e o engajamento

No momento, a última alteração significativa no comportamento on-line aconteceu com o fim dos likes no Instagram. A plataforma extinguiu a contagem das curtidas nas postagens, deixando aparente apenas a possibilidade de visualização se algum amigo em comum também curtiu o post. A rede social anunciou que essa medida foi implementada visando um posicionamento mais saudável das pessoas, que não mais ficariam em uma situação de reféns dos números, como acontecia antes com os influencers ou creators.

Negócios on-line e o fim dos likes do Instagram

Essa atualização afeta diretamente os negócios on-line divulgados por meio de perfis e publicações no Instagram. Isso pois, para medir o alcance ou os patrocínios, agora as marcas precisam encontrar outro índice. Fica mais difícil ponderar as vantagens com o atendimento ao cliente e verificar a geração de negócios para sua empresa. Em contraponto, a promoção direta continua fazendo com que as propagandas direcionadas ganhem mais força de persuasão.

Se, por um lado, uma porta fechou-se para as empresas que criam conteúdo digital de divulgação na plataforma, por outro, o Instagram escancarou uma abertura para os posts patrocinados. E, com eles, acabou disponibilizando maior alcance para a criação de suas próprias métricas de análise e engajamento direto dentro do site.

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