Tomar um copo de água é uma atitude recomendada não só quando se está com sede, mas também para dar uma pausa para o cérebro, respirar um pouco, ter mais calma e alinhar os passos futuros. Parar e respirar é fundamental na hora de pensar no planejamento de CRM (sigla para Customer Relationship Management). Curiosamente, quando sentamos para conversar com grandes players do mercado, ou com pessoas que temos como referências profissionais, dificilmente lembramos de perguntar se elas aceitam um copo de água antes de iniciarmos projetos e deliberarmos decisões.
É importante lembrarmos que o mercado vai continuar lá, de um jeito ou de outro, mas as pessoas que atuam diariamente nele, consequentemente, podem aposentar-se, mudar de profissão ou até mesmo consolidar seu nome e da sua empresa, alavancar novas vendas, crescer e expandir o negócio.
Esse terceiro cenário é mais conhecido como o sonho da maioria das pessoas do meio. No entanto, para alcançá-lo, às vezes forçamos o processo, o modelo e até a sorte. Ou seja, na busca pelo sucesso do futuro, acabamos fracassando no presente. A consolidação da marca é um processo que exige paciência e dedicação, assim como a construção de relacionamento com cliente.
As transformações do mercado trazem novos desafios
Nós, que trabalhamos com tecnologia, precisamos encarar algumas situações que podem determinar aspectos importantes da “saúde” de nossos negócios. Atualmente, temos uma projeção que retorna a um velho problema: podemos crescer muito, mas também podemos ficar limitados pela falta de profissionais no mercado.
Em entrevista ao veículo Folha de São Paulo, o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro), Italo Nogueira, apontou que a indústria da tecnologia deverá dobrar de tamanho até 2024, o que demandará a contratação de 70 mil profissionais a cada ano. Assim, talvez tenhamos problemas para encontrar colaboradores capacitados para dar conta de todas as empresas que estão crescendo, mais as que estão surgindo.
Outro ponto é o modelo como realizamos a nossa comunicação com as pessoas e como as marcas trabalham o atendimento ao cliente. Um exemplo muito atual é a contaminação de conteúdo espalhado pelas timelines das duas redes sociais mais populares: Facebook e Instagram. Essa é uma questão levantada pela cofundadora do Youpix, Bia Granja, em uma publicação no Medium. As pessoas estão sentindo-se incomodadas com a quantidade de conteúdo “panfleteiro”, que pouco envolve e dialoga com a atualidade. O foco está só nas vendas e não nos desejos e na experiência do cliente.
O início de uma nova era para a CRM
Foi refletindo sobre a importância da comunicação que a equipe da Magnet Customer resolveu abordar esse tema de imediato. Mas olha o alerta aí: este texto não é mais um dentre essas propagandas baratas que justamente estou fazendo referência? Não, não é.
Estamos começando um processo de mudança do nosso posicionamento e, como tantas outras marcas, produtos e negócios, iremos submeter nossa energia para um propósito diferente da poluição informacional vaga e sem compromisso com a transformação.
A partir de agora, fique atento ao blog e às redes sociais da Magnet Customer, pois estaremos projetando nossas ideias, expondo momentos decisivos e compartilhando aspectos que possam acrescentar em sua jornada como empreendedor, estudante ou entusiasta. Acreditamos que, juntos, possamos crescer. Caso tenha interesse em contribuir com essa caminhada, sinta-se à vontade para entrar em contato, pois é exatamente isso que desejamos.
CRM – A construção de relacionamento com cliente no caminho da inovação
Gostaríamos de levar a comunicação e a inovação a sério, driblando o modelo cansativo do falar e não fazer, buscando o progresso de maneira saudável para colaborar com o sistema no qual estamos inseridos. Se hoje estamos vivenciando a cultura da experiência, queremos contribuir ativamente com ela, atentando para um conteúdo que seja para somar em qualidade e não apenas em números.
O atendimento ao cliente precisa ir além da satisfação das necessidades, proporcionando ao consumidor uma experiência capaz de superar as expectativas e encantar. Para esse progresso precisamos, antes de tudo, sentar e perguntar para o mercado da tecnologia e também da comunicação: “vocês aceitam um copo de água?”.