Estratégias para a gestão de relacionamentos com clientes que não são tão tranquilos de lidar

Trabalhar com CRM ou em alguma plataforma de CRM é manter um constante relacionamento com o cliente, uma vez que essa sigla refere-se ao conjunto de práticas e estratégias embasadas no modo de gestão de relacionamento com o cliente. A geração de negócio para empresa é diretamente atrelada ao modo em que ela lida com seus compradores e possíveis compradores. Por isso, o atendimento ao cliente é essencial para manter as vendas e os lucros.

Mas, como é de se esperar, essa gestão de relacionamento lida diretamente com pessoas, que apresentam emoções, reações e pensamentos. É certo que, em algum momento, aquele que administra o CRM irá deparar-se com clientes difíceis.

Negociação amigável com um cliente | Imagem de Chris Liverani

O atendimento ao cliente deve ser feito sempre de forma educada. Mesmo se a pessoa do outro lado se exaltar, é preciso manter a calma sempre, sem perder o foco ou agir com grosseria, até porque, são suas vendas envolvidas no processo e isso já determina tudo.

O cliente tem sempre razão. Tudo deve basear-se, mesmo que seja difícil, no que será melhor para aquele com quem você está trabalhando. Por diversas vezes, é preciso “engolir sapos”. A paciência é uma importante virtude. Pode ser uma boa alternativa escolher palavras certas que ajudem a amenizar a situação, controlando o tom de voz na conversa.

Um outro empecilho enfrentado pelas plataformas de CRM são aqueles clientes que pressionam algum serviço, prazo ou etapa. Nesses casos, a situação é um pouco mais delicada, pois a qualquer momento, a empresa pode correr o risco de perder a venda. A melhor alternativa é buscar um diálogo limpo e claro, apresentando com transparência todos os passos e tudo o que está acontecendo, na maior sutileza.

Educação é a chave principal para qualquer gestão de relacionamento com o cliente. Manter o foco e garantir suas vendas e uma boa reputação é essencial, mesmo quando a situação é complicada. É preciso manter sempre o foco, escolhendo profissionais que tenham uma cabeça preparada e um emocional forte para lidar com os problemas.

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