Para oferecer um produto ou serviço único ao seu cliente, ou seja, que transpareça algum tipo de valor, é importante levar em consideração algumas técnicas de marketing fundamentais quando se fala em geração de negócio para a empresa.

O bom atendimento ao cliente é importante ao oferecer um produto de valor ao cliente | Unsplash

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, em inglês Customer Relationship Management, é um conjunto de estratégias que visam gerar interação entre a empresa e o consumidor. Hoje, diversos tipos de plataforma de CRM podem auxiliar no processo, que merece ser desenvolvido com cautela em diversas fases, objetivando as vendas e, claro, um maior lucro.

Construção de um produto ou serviço de valor

Primeiramente, é preciso ter em mente dois pilares:

1. Propósito

Ou seja, tenha claro em mente por que você faz o que faz. Exemplo: “eu quero abrir um hortifruti porque desejo oferecer produtos saudáveis, frescos e naturais às pessoas, contribuindo assim para a diminuição da obesidade no mundo”.

2. Proposta de valor

Além disso, é fundamental entender a proposta de valor do seu produto ou serviço, ou seja, saber o que as pessoas esperam adquirir ao comprar o produto ou serviço. Exemplo: consumidores que vão até os hortifrutis desejam comprar frutas, legumes e verduras, e não biscoitos recheados.

Tenha sempre uma proposta de valor em mente ao abrir um negócio | Unsplash

Após ter as duas características bem planejadas, é importante pensar no seu público-alvo, para então saber como segmentar e diferenciar o seu serviço ou item de venda. Se o público-alvo dos hortifrutis for atletas ou pessoas que praticam algum tipo de esporte, um diferencial seria incluir algum tipo de suplemento de proteína nas prateleiras. Já se os principais consumidores forem pessoas idosas, que tal facilitar a vida deles oferecendo salada de frutas já prontas ou legumes para sopas já picados? Grande parte da terceira idade sofre com problemas de coordenação motora e isso seria uma forma de entregar algum tipo de valor ao cliente específico.

Com todos esses diferenciais, não deixe de prezar por um bom atendimento, do início ao final da compra. Pensar em como os preços estão expostos, nas embalagens para delivery, na higiene e organização do local são fatores que vão fazer com que o dono do hortifruti se diferencie da concorrência. Lembre-se que o cliente merece ter a melhor experiência possível, e não só a aquisição de algo. Somente assim ele voltará e indicará para amigos e familiares o que você oferece, seja no caso de lojas, restaurantes ou outros serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *