Com a pandemia, milhares de empresas aderiram ao home office, fazendo com que percebessem as vantagens desse sistema, entre elas a economia de recursos. Por isso, é certo que continue sendo utilizado. É fundamental que a comunicação seja adaptada quando o serviço é a distância, para que seja garantido um bom atendimento ao cliente, assim como a geração de negócio para empresa. Confira algumas dicas para que isso ocorra da melhor maneira!

Pessoa trabalhando em home office | Freepik

1 – Tenha uma plataforma de CRM

A plataforma de CRM ou de Gestão de Relacionamento com o Cliente é formada por um conjunto de práticas e estratégias de atendimento ao cliente, que lista informações pessoais, além de dados como histórico e preferência de compra. Ter uma Gestão de Relacionamento com o Cliente não só facilitará o trabalho em home office, auxiliando na sua comunicação com o cliente, mas também potencializará a geração de negócio para empresa. Além disso, o contato com o cliente da sua marca será mais dinâmico e sem processos obsoletos ao adotar uma plataforma de CRM.

2. Estabeleça regras

Boas práticas de comunicação devem ser combinadas com os funcionários para que o atendimento ao cliente a distância não seja prejudicado. Se você visa a geração de negócio para empresa, deixe claro um plano de comunicação em home office, uma vez que não estará presencialmente com a equipe para orientá-la de perto.

3. Realize encontros remotos periódicos

Ao optar por uma plataforma de CRM, a dinâmica de atendimento ao cliente da sua empresa já será otimizada. As reuniões regulares servirão somente como um momento para feedbacks da equipe, avaliações quanto à geração de negócios e aperfeiçoamento da Gestão de Relacionamento com o Cliente. Encontros remotos com os funcionários são um complemento à plataforma de CRM, garantindo uma comunicação eficiente em home office.

4. Esteja disponível para os clientes

Não é porque a sua comunicação é remota que o atendimento ao cliente precisa ser frio, distante ou inconstante. Proponha encontros e eventos virtuais com interessados na marca para tirar dúvidas ou discutir assuntos relevantes relacionado aos produtos e serviços da empresa. A comunicação a distância não deve tornar a empresa menos disponível ao público. Lembre-se que a geração de negócio está diretamente ligada à Gestão de Relacionamento com o Cliente. Logo, continue priorizando, mesmo em home office, um bom atendimento ao cliente por meio do uso de diversas ferramentas oferecidas pelo digital.

5. Mantenha o profissionalismo

O atendimento ao cliente poderá ser prejudicado por sua falta de disciplina e de hábitos em casa. Manter o profissionalismo é essencial na comunicação a distância, principalmente com os seus clientes. Ações anti-profissionais, como atrasos ou uma comunicação “vazia”, podem fazer com que eles sintam-se menos importantes ou nada prestigiados pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *