Acredito que você tenha ouvido falar sobre a inteligência artificial, um programa de computador com a capacidade de pensar similar ao ser humano. Normalmente, é mais abordado em filmes de ficção científica, como “Eu, Robô” ou “Exterminador do Futuro”. Na maioria das histórias, ela é a vilã e uma ameaça aos humanos, mas isso é, como o gênero indica, ficção. A tecnologia de inteligência artificial é uma ferramenta para fazer com que máquinas executem tarefas que antes eram reservadas às pessoas. Na automatização dessas tarefas repetitivas e burocráticas há também uma otimização do trabalho, contribuindo na geração de negócio para a empresa.

Uma das aplicações da inteligência artificial é o chatbot, uma ferramenta útil em plataforma de crm | Unsplash

O atendimento ao um cliente pode ser uma atividade exaustiva e estressante. Uma das soluções com o uso da inteligência seria o chatbot (ou chatterbot). Ele é um software programado para simular uma conversa com uma ou mais pessoas pela Internet, usando uma linguagem natural e bem parecida com a de uma pessoa real. A vantagem para uma boa CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é que a resposta dos chatbots é instantânea, o que ajuda em muitos processos de vendas, consultas ou solução de dúvidas. 

Tipos de chatbot

Agora, há dois tipos de chatbots: um que segue um conjunto de regras e um que utiliza a inteligência artificial. O primeiro é programado para responder comandos com palavras-chave definidas, portanto, ele só irá responder o que foi registrado em seu vocabulário ou não irá responder. No entanto, o segundo que usa a inteligência artificial é mais “inteligente”. Ele é programado para aprender enquanto interage com as pessoas, assimilando mais palavras e linguagens durante o diálogo. Esse tipo de chatbot consegue ser mais preciso e inteligente, conseguindo saber a intenção, linguagem, contexto e até mesmo o humor da pessoa.

Para o marketing, isso pode contribuir no envolvimento com o cliente, ampliando a comunicação entre novos e antigos graças ao atendimento rápido disponível em plataformas de crm. Chatbots auxiliam nas estratégias de venda, acompanhando todo o processo de pesquisa até a pós-venda do produto e coletando dados do perfil dos compradores para ter uma melhor perspectiva e ajudar na criação de outras campanhas de marketing. Isso contribui para uma otimização de processos e também para a manutenção do relacionamento com o cliente por meio de aplicativos de gestão.

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