O bom relacionamento com o cliente é a peça central para um negócio de sucesso. A sua construção, inclusive, é um dos objetivos da CRM (Customer Relationship Management, conhecida também como Gestão de Relacionamento com o Cliente). Assim, o marketing pode ser um bom aliado no processo, visto que buscará mais informações sobre o público, podendo suprir suas necessidades.
Logo, o atendimento ao cliente poderá ser melhorado por meio de outras alternativas, como o diálogo constante entre consumidores e empresa. Além disso, há alguns pilares que permitem essa consolidação do bom relacionamento: conheça os quatro principais abaixo.
4 pilares para um bom relacionamento com os clientes
Propósito
Entender o seu propósito é essencial, tanto na vida quanto na parte comercial. Então, ver o sentido naquilo que se faz é o primeiro passo. Segundo a plataforma de CRM, há três tipos de propósitos – o pessoal, o profissional e o empresarial – e eles relacionam-se entre si. O propósito, de uma maneira geral, será a motivação para fazer algo. Ainda de acordo com a plataforma, ele é tão importante que, se não agregar um valor ao mercado, estará fadado ao fracasso.
Proposta de valor
Já a proposta de valor tem relação com o que as pessoas esperam daquilo que você está vendendo. Segundo o Dicionário Financeiro, “é uma estratégia de marketing que conduz a relação da empresa com a decisão de compra de seus clientes”. Dessa forma, a empresa expõe os benefícios de seus produtos, visando o consumo pelos clientes.
Processos
Os processos são as maneiras encontradas para ministrar algo – a exemplo de uma atividade ou de uma palestra – com maestria. São todas as metas que exigem uma grande organização e, no final, visam o sucesso. Ao contrário do que muitos pensam, não são imutáveis e nem individuais. Dessa maneira, podem mudar e inovar sempre, dependendo do objetivo para a geração de negócio para empresa.
Pessoas
Por último, mas não menos importante, estão as pessoas. Elas compõem o quarto pilar e agregam valor ao todo. Ajudam a expandir e divulgar os três itens anteriores.
Com essas dicas e sabendo desses quatro “eixos de sustentação”, a construção de relacionamento com cliente será mais prática e eficiente.
Magnet Customer
A plataforma da Magnet Customer fornece todo o histórico da jornada do seu cliente, facilitando assim o atendimento personalizado com cada um. Ela viabiliza que tudo seja feito sem sair de um único local, onde você pode falar com o seu público por telefone, email, SMS, WhatsApp, APP Mobile e Chat, tudo em um único local.