Quando falamos sobre empreendedorismo, sabemos que a construção de relacionamento com cliente é um dos pontos mais importantes para que a empresa cresça e conquiste um público consumidor fiel. Para isso, é preciso que exista uma Gestão de Relacionamento com o Cliente, baseado em estratégias de marketing e no bom atendimento.
Construção de relacionamento com o cliente
O atendimento ao cliente bem feito é muito importante para a geração de negócio para empresa. É por meio dele que ela pode destacar-se em meio a outras do mesmo segmento. Os consumidores sentem-se mais confiantes em voltar a fazer negócio e atrelam valor à marca.
Além disso, a estrutura interna da empresa, como a escolha certa de funcionários e organização das atividades em cada área, também pode refletir na imagem externa da organização, que muitas vezes é o cartão de visita para a prospecção de novos clientes.
Três pontos podem ser destacados sobre CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente): processos, pessoas e produtos. Entenda mais sobre cada um a seguir:
Processos
Os processos são as atividades que uma empresa precisa executar para atingir um objetivo ou entregar um produto ao cliente. Apesar de serem considerados complexos e burocráticos para algumas pessoas, eles podem levar a corporação a vender mais, pois funcionam como norteadores do que precisa ou não ser feito para alcançar certo objetivo. Muitas áreas dentro de uma mesma empresa trabalham juntas para fazer esses processos acontecerem e, por isso, eles podem ser melhorados e adaptados de acordo com a necessidade de cada um, caso for notado que não estão funcionando da forma que deveriam.
Pessoas
Uma organização precisa ter um propósito e trazer pessoas que estejam alinhadas a ele. Cada indivíduo possui uma motivação diferente: é preciso entendê-la e saber por que essas pessoas fazem o que fazem. A partir disso, é importante avaliar se os objetivos combinam com as metas da empresa.
Um empreendedor precisa saber quem caminha ao seu lado e entender que não tem a capacidade de mudar as pessoas. Entretanto, ele pode ajudá-las na construção de outros pontos de vista. Se os funcionários possuem o mesmo propósito, atingir o objetivo final será uma tarefa mais fácil.
Produto
É preciso entender também como construir um produto de valor. Essa característica é definida pelo grau de satisfação do cliente em relação ao produto que está adquirindo. Para atribuí-la, o primeiro passo é pensar no propósito, no que a empresa quer oferecer para aqueles que vão comprar o produto, e também quais as necessidades e desejos dos clientes. Quando um cliente identifica-se com os valores de um produto torna-se mais propenso a voltar a fazer negócio, defender a marca e recomendar para outros clientes.
Uma empresa que atende às expectativas dos consumidores, que cria produtos de valor, tem um bom atendimento ao cliente e contrata funcionários que estão em sintonia com os seus propósitos, tem mais chances de destacar-se no mercado e manter a confiança dos clientes.
Hoje em dia, para aquelas empresas que não sabem como colocar essas estratégias em prática, uma plataforma de CRM pode auxiliar na construção de relacionamento com cliente e geração de negócio para a empresa. Esses instrumentos sabem as táticas necessárias para transformar os consumidores em “embaixadores” da marca.