Qual o melhor tipo de CRM para a sua empresa?

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CRM é uma metodologia que tem como objetivo melhorar a gestão de relacionamento com cliente. Mas, existem diferentes tipos de CRM que devem ser escolhidos de acordo com o perfil da empresa. Para que uma plataforma CRM tenha sucesso deve haver a união entre essa cultura e a ferramenta. Confira!

7 tipos de CRM para a sua empresa

Os tipos de CRM são focados em diferentes etapas da jornada do cliente. Há opções que se encaixam para pequenas, médias e grandes empresas. O ideal é realizar um estudo de cada CRM, levando em conta o que o seu negócio precisa, assim como preço, utilização e aplicação.

Aqueles sistemas de CRM complexos, que acumulam mais funções, são ideias para negócios que têm um ciclo de vendas extenso. Já empreendimentos menores devem escolher a plataforma CRM que tenha um objetivo mais básico e que resolva uma deficiência ou necessidade da sua empresa. Separamos uma lista com 7 tipos diferentes. Veja, abaixo:

Entenda os tipos de CRM que podem beneficiar sua empresa.
A plataforma de CRM melhora o relacionamento com o cliente e acelera a venda | Foto: Freepik

1. CRM marketing

O CRM de marketing ajuda a equipe a entender o relacionamento com cliente e monitorar as interações com a empresa. Entre os tipos de CRM, esse é o único que irá acompanhar a jornada do cliente, enquanto ele ainda é lead.

Um perfil do lead será traçado pelo CRM marketing para ser usado no planejamento das interações com as pessoas, levando em conta as suas necessidades e interesses apresentados durante todo o atendimento ao cliente e até mesmo antes dele.

A plataforma CRM também ajudará no marketing da empresa, indicando que tipo de conteúdos os leads querem ou precisam consumir e por qual veículo, por exemplo blogs ou redes sociais.

2. CRM vendas

O foco do CRM de vendas é total no relacionamento com o cliente. Dentre os tipos de CRM, esse busca melhorar as interações na jornada do cliente durante o processo de vendas com a empresa, por meio do agendamento de follow up, armazenamento dos dados do cliente, visitas comerciais e automações para otimizar alguns procedimento como, por exemplo, planejamento de atividades e realização de relatórios.

Além disso, a melhoria do atendimento ao cliente proporcionada por uma plataforma CRM torna a jornada do cliente de compra mais curta.

3. CRM suporte ou pós compra

O sistema CRM de suporte tem como objetivo a jornada do cliente após a compra, quando ele irá tirar dúvidas. Esse CRM contribui disponibilizando os dados dos clientes que ficam registrados no sistema, como nome, produto adquirido e data de compra. Dessa forma, o atendimento ao cliente será melhor executado e uma solução será encontrada mais fácil e rapidamente.

4. CRM analítico

O sistema analítico é um dos tipos de CRM ligados ao marketing. A sua função é analisar e compreender o perfil de cada contato conquistado. A partir do CRM analítico a estratégia de relacionamento com cliente é traçada, planejando conteúdos e avaliando se o marketing está sendo efetivo na atração do público-alvo.

Apesar de ser parecido com o CRM de marketing, esse sistema acumula outras funções e fornece mais informações. O CRM analítico também tem a função de segmentar os contatos de acordo com seus perfis, de modo a classificar e qualificá-los.

Esse sistema possibilita a previsão da jornada do cliente e o planejamento de ações. Ao usar o CRM analítico é possível descobrir quais clientes querem comprar, o que querem, quando e qual preço estão dispostos a pagar e qual o seu canal de aquisição preferido.

5. CRM colaborativo

Esse sistema CRM integra todas as equipes, em especial, os times de marketing e vendas da empresa, reunindo informações de cada setor em um único local assim que um contato é adquirido. Dessa forma, a colaboração entre marketing e vendas permite uma maior articulação e organização entre essas equipes, facilitando a conquista dos objetivos da empresa.

6. CRM operacional

Todas as informações sobre a oportunidade de negócio são reunidas pelo CRM operacional, como histórico de contato, funil de vendas e acompanhamento de leads. Esse sistema é um apoio que o vendedor tem na jornada do cliente de compra, sendo indicado para vendas complexas, consultivas ou mais demoradas.

O CRM operacional pode ser usado também pelas equipes de suporte para consultar dados e facilitar a procura da origem de problemas do cliente e formas de solucioná-los. Esse sistema é formado por operações internas e externas.

Inclui o atendimento ao cliente e a automatização de todos os modos de contato com ele. Já as internas são baseadas no gerenciamento da força de vendas. O CRM operacional define as tarefas dos vendedores e acompanha o seu desempenho.

7. CRM estratégico

O CRM estratégico é o mais completo, pois reúne em um só sistema em três tipos de CRM: analítico, operacional e colaborativo. O intuito é que as estratégias sejam aplicadas no atendimento ao cliente.

É feito pelo CRM estratégico a avaliação e planejamento de riscos, além do monitoramento dos resultados. Com isso, a jornada de compra do cliente fica ainda mais rápida, visto que todas as suas informações estão armazenadas em um único lugar, acelerando o entendimento do vendedor para um melhor atendimento ao cliente.

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