Em um mercado com tantas opções à disposição do consumidor, é preciso que as empresas saibam comunicar o seu diferencial. Só assim o cliente pode ser convencido de que aquele produto ou serviço é, de fato, a melhor escolha. E bem sabemos: os clientes são os principais ativos de um negócio. Sem eles, não há razão para existir. Por isso, dia após dia, empreendedores investem em uma comunicação mais eficiente com o público.
Ninguém melhor que o próprio cliente para dizer o que pode tornar o seu negócio mais atrativo. Compreender as suas necessidades é a melhor maneira de deixá-lo satisfeito e fazê-lo retornar. Para isso, é preciso investir em canais que ofereçam uma boa comunicação com o consumidor.
Imagem positiva
Uma empresa que atende bem aos seus clientes também melhora a sua imagem perante o mercado. Especialmente hoje, em que basta ter um celular com Internet para fazer uma reclamação ou expor uma situação desagradável nas redes sociais. Da mesma maneira que um comentário negativo pode se propagar prejudicando a imagem de um negócio, os comentários positivos podem torná-lo mais relevante. Além disso, uma comunicação bem estabelecida é capaz de lançar as bases de fidelização com o consumidor, garantindo uma experiência positiva em cada etapa da jornada de compra.
Gestão de relacionamento com clientes
Até aqui, você já compreendeu que a construção de relacionamento com clientes interfere na qualidade do atendimento, na repercussão da imagem do negócio, nos processos de fidelização e, consequentemente, na lucratividade da empresa. Felizmente, já existe uma série de ferramentas disponíveis no mercado para tornar essa tarefa mais efetiva e menos dispendiosa.
Como exemplo, a plataforma de CRM (Customer Relationship Management) é capaz de reunir dados e informações da clientela, ajudando a empresa a conhecê-la melhor, acelerando e simplificando processos de venda. A plataforma CRM capta de forma automática um grande volume de informações, o que dispensa a necessidade de trabalhar com sistemas independentes e torna o trabalho mais integrado.
Magnet Customer
A Magnet Customer oferece um sistema que permite que a sua empresa acompanhe todas as tratativas de comunicação, seja por ligação, SMS ou e-mail. Dessa maneira, quando você registra um cliente na plataforma, todas as informações ficam armazenadas e podem ser acessadas para gerar relatórios objetivos do seu relacionamento com a empresa.
Assim, fica muito mais simples para o seu grupo analisar os melhores horários para efetuar ligações, por exemplo. Além de economizar muito tempo para analisar e alterar modelos de comunicação, a quantidade de dados que sua empresa irá captar pode contribuir para campanhas futuras e ajuste do posicionamento do negócio.
O ponto aqui é olhar para os ruídos de comunicação e resolvê-los, automatizando processos básicos para otimizar o tempo da sua equipe por meio da plataforma de CRM. Assim, você conhece o seu cliente e ele conhece sua empresa para construir um relacionamento que seja baseado na confiança, no resultado e na geração de novas possibilidades de faturamento.